Cuiabá / MT - segunda-feira, 29 de abril de 2024

Cuidados na Gestação

Algumas orientações:

Repelentes 

A ANVISA não vê restrições no uso de repelentes por gestantes

Não há qualquer impedimento para a utilização destes produtos por mulheres grávidas, desde que estejam devidamente registardos na Anvisa e que sejam seguidas as instruções de uso descritas no rótulo. 

O Center for Disease Control e Prevention (CDC), dos EUA, recomenda o uso de produtos repelentes por gestante, uma vez que a Enviromental Protection Agency (EPA), responsável pela autorização de uso destes produtos nos EUA, não estabelece nenhuma restrição nesse sentido. Entretanto, destaca que as recomendações de uso da rotulagem devem ser consideradas.

 

Atividade Física

Permitida à partir de 18 até 34 semanas de gravidez. Deve ser de baixo impacto (caminhada, hidroginástica, fisioterapia), sempre com orientação profissional adequada. Lembrar que a capacidade física da gestante é diminuída pelas modificações normais do organismo durante a gravidez: cansa mais fácil, capacidade respiratória menor, aceleramento cardíaco. Dica importante: use calçados adequados para a prática esportiva. Outra, não faça esteira: você pode ter tonturas e queda (ocorre sempre com o corpo inclinando para frente, afetando diretamente sua barriga.

 

Vestimentas

Na nossa Cuiabá de clima ameno use sempre roupas largas, confortáveis e leves. Evite roupas que comprimem o abdomen, dê preferência à aquelas com elástico.

 

Calçados

Devem ser baixos e confortáveis. Algumas vezes até uma numeração maior afinal aquele inchaço incomodo é comum no final da gravidez. Lembre-se que o organismo fica mais sujeito a entorces e quedas. É a mesma situação que carregar uma caixa pesada de salto alto: não dá equilíbrio e favorece quedas e traumas.

 

Atividade Sexual

É permitida desde o início até o final da gravidez, desde que não hajam situações que compliquem a gravidez e a contra-indiquem. Algumas delas: ameaça de aborto, bolsa rota, trabalho de parto prematuro, placenta baixa. Mas não se preocupem: o seu obstetra certamente irá avisá-la nestas situações. Também não precisam temer pela criança: não causa nenhum mal a ela.

 

Tinturas de Cabelo

Devem ser evitadas durante toda a gravidez. Nem tanto pela tintura em sí, mas pelo uso de Amônia na formulação para descolorimento prévio. Ela tem absorção a nível de couro cabeludo e seus efeitos sobre a criança em formação não são determinados. Melhor não arriscar! Já aqueles shampoos tonalizantes podem ser usados em toda a gravidez (tenha o cuidado de verificar na embalagem se não tem amônia na sua composição; se tiver, não use).

 

Cigarros e Bebidas Alcoólicas

Sabidamente são causadores de mal-formações e complicações na gravidez. Em qualquer quantidade, de qualquer tipo. Se engravidar: Não beba! Nem fume! Nem use drogas ilícitas!!!

 

Viagens

Permitidas apenas entre 18 e 34 semanas. Mesmo as de avião devem obedecer a este critério. Imagine alguma intercorrência em pleno vôo ou no meio de nada. Nestas extremidades da gestação as mulheres devem permanecer acessíveis a serviços de saúde por intercorrências específicas de cada fase.

 

 

 Tratamento Dentário

Permitidos entre 20 e 32 semanas, mas apenas naqueles casos de tratamentos não estéticos. Ou seja, apenas se realmente for necessário. O dentista deve usar anestésico local sem adrenalina. Durante a gestação a gengiva fica mais sensível e sangrante.

 

 

Sintomas Comuns 

Náuseas e vômitos: mais frequentes nas primeiras 16 semanas de gestação, devem-se a alterações hormonais características desta fase. Neste caso, fracionar a dieta em 6 refeições ao dia: café-da-manhã, lanche, almoço, lanche-da-tarde, janta e lanche. Come-se assim mais vezes, porém em menor quantidade. Outra orientação importante é de não ingerir líquidos nas refeições mas apenas entre cada uma. Isto porque os líquidos distendem a parede do estômago e tendem a aumentar as náuseas. Resumindo, a dieta deve ser seca e fracionada nestes casos.

Tonturas: comuns durante toda a gravidez são devidas principalmente a queda da pressão arterial, normal da gravidez e mais intensa no seu início.

Edemas: também comuns e normais, ocorrem com mais frequência e intensidade no último trimestre de gravidez. São principalmente posturais melhorando com a elevação dos membros inferiores durante o repouso. Quanto mais ficar em pé ou sentada durante o dia, maior será o inchaço das pernas. Meia elástica de moderada compressão pode ajudar.